quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Bullying contra o Funk: Por quê pegam tanto no nosso pé?


Existe algum tipo de Bullying com aqueles que curtem? 


A cultura do funk aborda questões como baixa renda social/pobreza, isso já gera um enorme preconceito com a classe média baixa, por ser inferiorizada pela sociedade. Além do tema pobreza ser alvo de preconceito pelas demais classes sociais, o estilo ainda aborda o sexo como entretenimento e prazer, sendo responsável por grande maioria na abordagem das letras. Os fãs de outros gêneros musicais consideram o funk como qualquer coisa, menos música. Há várias páginas na Internet, onde pessoas não-simpatizantes do gênero depositam seu ódio e repúdio à cultura. Muitos dizem que funk é "coisa de bandido" ou "gente que não tem cultura", esse último é o que mais escutamos... 

Essas pessoas não entendem cultura como um conjunto/grupo cujos crenças e interesses são parecidos e sim, algo a se "agregar". Os fãs de Rock, por exemplo, são grandes responsáveis pelo cyberbullying contra o Funk, o termo "Rock na Veia, Funk na Cadeia!" Ficou durante muitos anos circulando entre os internautas. Eles acreditam que sua músicas são superiores, suas letras, mensagens e artistas são superiores à outras culturas, mas claro, não estamos aqui para generalizar, apenas informando os tipos de pensamentos existentes na sociedade.

O ESTILO dos funkeiros também é fator que adoram pegar no pé! "Ah, mas os caras usam o cabelo igual o do Cascão da turma da Mônica" Epa, epa, epa... Pelo que eu me lembro, diversos estilos ao longo de décadas tiveram um cabelo "diferente", o movimento Punk, por exemplo, sempre foi alvo de preconceito pelos moicanos a lá Neymar e cabeças raspadas artisticamente. As pessoas que praticam o Bullying parecem se esquecer que também já foram ou serão vítimas, simplesmente pelo fato de: O ser humano e diferente em suas opiniões, cada ser pensa de forma subjetiva. Possui gostos e preferências diferentes, o que o mundo precisa entender é que, alguém sempre, sempre, SEMPRE vai detestar algo em você, muitos irão simplesmente não gostar e ignorar, mas alguns insistem em perturbar uns aos outros, é aí que começa o Bullying...


Existe diferença entre homem e a mulher em termos de comportamento e gostos dentro do funk?

Sim, tanto pelo lado positivo quanto negativo. No post anterior, falamos sobre o direito da mulher, sobre as novas mulheres no funk, que utilizam do movimento para expor, por direto sua liberdade sexual, porém ainda há muito pensamento errado. Faz parte do funk que mulheres usem roupas ousadas, o que torna "rebelde" desde os início dos tempos. Os homens machistas e as pessoas mais conservadoras às consideram "vulgar" por expor seus corpos, quando os mesmos também fazem isso, numa espécie de hipocrisia. As meninas são vítimas de assédio sexual, invasão de privacidade, e até casos mais graves, como estupro. 

Na escola, no entanto, as meninas são vítimas de bullying por ouvir música funk e reproduzir danças sensuais e letras erotizadas. Por muito tempo, foram vistas como objeto sexual masculino, chamadas de "vadias" e "putas", essas palavras relacionam a mulher como algo/alguém sem valor.

Foto: Vincent Rosenblatt

O lado positivo, é que com o avanço do pensamento crítico em sociedade, muitos aceitam bem a exposição igualitária do corpo da mulher como algo meramente, normal. O que de fato, é. Muitos homens entendem os direitos das mulheres em expor seus corpos da forma que acharem melhor, sem incitar à nada. Os fãs de funk, meninos e meninas, sejam da idade que for, ainda tem uma grande luta para barrar o preconceito. A escola e a internet facilitam que esse ódio e repúdio seja culminado de forma tão expansiva, pois são os lugares de mais fácil acesso e preferidos dos praticantes de bullying.  criação de páginas/comunidades online que demonstram desprezo e desaprovação a tal cultura é muito constante, assim como imagens viralizadas que incitam o ódio e criticam as características físicas e o comportamento não só dos funkeiros, mas qualquer outro tipo de grupo em sociedade que sofre preconceito.
http://geradormemes.com

A equipe do Legitima Funk, não tolera nenhum tipo de ação descriminatória que leve a vergonha da vítima de Bullying. Se ver, ouvir ou ler algo relacionado, denuncie! BULLYING TEM QUE ACABAR!

Acesse o site: http://www.portalbullying.com.pt/ para mais informações.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Feminismo x Machismo no Funk: O Legado da Mulher.




Estereotipado, o funk é visto por muitos como o tipo de música que rebaixa as mulheres e as trata somente como objeto sexual. Durante muitos anos, foi visto dessa forma pela sociedade, o que não é uma mentira sendo que muitos MCs ainda são machistas, Em meados anos 2000 foi onde o funk estourou no Brasil, as mulheres aparecia em clipes, shows, televisão dançando de forma sensual, seminua, ainda não tinha conquistado voz no funk, a mulher era apenas um plano de fundo do desejo sexual masculino, onde afirmava que o homem tinha dominação sobre a mulher. Hoje, porém, as mulheres ganharam força no funk, e não somente sendo dançarinas, mas também, cantoras que passam algum tipo de mensagem. Não estamos cancelando o fato de alguns funkeiros ainda enxergam a mulher como meros produtos do machismo, mas sim, evidenciando que hoje, o feminismo e o funk andam de mãos dadas.

Exalta a mulher: 
"Mas quem pensou que ela tava, depressiva em casa, 
Só porque o namorado terminou com ela, 
Que ela só pensava em chorar, muito errado você tá 
E a partir desse momento a cena é toda dela
[...]
Se ele disse que não te quer 
Que bagacinho tu é 
É mentira tu foi feita na medida certa  
Então abre o olho mulher, vê quanto cara te quer 
E quando tu passa deixa nós de boca aberta!" 
- Toda Toda - Mc Pikeno e Menor
Valesca Popozuda participou de um ensaio fotográfico para a campanha "Não Mereço ser Estuprada", onde expôs em seu próprio corpo, frases em defesa da liberdade sexual da mulher.


Não somente Valesca, como outras cantoras de funk já afirmaram ser feministas. A atual cena do funk nos mostra, através das letras, a liberdade da mulher sobre seu corpo, e reivindica por seu prazer sexual.


















As funkeiras ainda são julgadas e acusadas de pedir, digo, PEDIR, para serem estupradas, rebaixadas, vítimas de assédio sexual porquê muitos acreditam que elas contribuem para ser o produto sexual dos homens do funk, por não se "darem o devido valor", ou por não "agirem como uma mulher decente" porque, segundo o pensamento elitista, elas se "vestem de forma vulgar e convidativa", MAS QUE PORRA É ESSA, MACHISTAS? E VOCÊS, MULHERES QUE REPRODUZEM SEUS DISCURSOS? Quero dizer, como assim, produção!



O funk ainda tem um longo caminho para ser reconhecido como cultura brasileira, é fato que, o erotismo, a sexualidade e o interesse pelo sexo faz como diversão e prazer é o que faz com que grande população conservadora torça o nariz para o movimento. E o feminismo ainda tem uma longa batalha pela frente, pois enquanto houver esse tipo de julgamento, nunca poderemos dizer que os direitos das mulheres são 100% iguais aos do homem, a boa notícia é que nós, mulheres não vamos descansar até fazer virar essa porcentagem!


Fica aqui um exemplo do que uma mulher pode (E DEVE) fazer por si mesma, viver da maneira como achar melhor, poder se expressar sem ser reprimida por algum homem, relevar seu desejo sexual sem se importar em ouvir um: "mas não é assim que uma mulher deve se portar" e outras abobrinhas do curioso (e bem bosta) universo machista!



segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PARCERIA: Legítima Funk e Elite Party juntos para uma festa ÉPICA!




Negócio fechado!


Sim, fechamos negócio com uma festa que pelo nome já diz que vai ser TOP! A Elite Party!

Em sua primeira edição majestosa, a Elite Party vem trazendo um agito novo pelo ABC, reunindo somente os Tops. Uma festa que tem um intuito diferenciado, trazendo toda diversão e segurança para todos!

Depois de um longo acordo, a equipe Legitima Funk e a Elite Party fecharam um acordo, e tomará conta das filmagens dessa festa animal, que acontecerá no dia 31 de outubro! (SAVE THE DATE)

Vocês não vão querer perder, sério! 

Deem uma conferida onde vai rolar a festa, e o que vai ter por lá:

A Elite Party será em uma das melhores chácaras da região, um lugar de amplo e de fácil acesso.


Rua Andorinhas, 350 - Jardim Tupã - Riacho Grande SP


Começa às 22:00 horas e termina só as 04:00 da manhã!


Próximo ao clube CCS. Descer no ponto final da linha 29 (Rudge Ramos - Balsa)!

Chácara Encantada

• Eles contaram com uma equipe de segurança profissional no dia do evento!

HAVERÁ CHAPELARIA no valor de R$5 para guardar bolsa/mochila. NÃO será permitido retirada e devolução da mochila, cada retirada será cobrado uma nova numeração de chapelaria.

Haverá um busão para levar e trazer, mas a lista é limitada! Então correee!

Ponto de encontro: 
Term. Ferrazopolis - Elite Party
Elite Party - Term. Ferrazopolis

Valores:
20$ - Se levar pulseira no 1º loteee
25$ - Se levar pulseira no 2º loteee

Mas o que vai ter pra encher o caneco?

Só pra começar, é OPEN BAR


Vai ter:

-Cerveja!
-Vodka (Smirnoff)!
-Vodka (Askov Sabores)!
-Catuaba (Selvageeeem)!
-HotDrinks/Batidas (Limitado)!

Vai ter churras a parte, por R$5,00!

Mas o que vai tocar?

Vai ter tudo que a gente precisa escutar, mas nunca esquecendo daquele batidão do Funk!!! Afinal, estamos aqui pra isso!

A música ficará por conta do JOHNNY (SP) | 


Vai ter atrações sim!

Só confere!

• PISCINA
• CASINHA DO SEU ZÉ
• MASCOTE DA FESTA
• BODYSHOT
• COLOR MAKE
• RANDON SHOT COM TEQUILA
• VMS FILMAR NA GOPRO OS SHOTS
• TEQUILEIRAAA
+ Atrações a confirmar

Mas quanto é?


Acreditem, está muito barato para uma festa do porte que a Elite vai fazer! Confira os preços:

Os valores estão divididos em lotes, onde, o quanto antes adquirirem o seu ingresso mais barato pagará!!!. O numero de pulseiras são limitados, quando finalizadas encerraremos as vendas.

PULSEIRAS “1° ELITE LOTE” - 17/10
• FEMININO R$25
• MASCULINO R$40

PULSEIRAS “2° ELITE LOTE”
• FEMININO R$30
• MASCULINO R$50

ATENÇÃO: APÓS A COMPRA NÃO HAVERÁ A DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO,CASO HAJA DESISTÊNCIAS!

As vendas já começaram! Procurem os organizadores do evento, aqui estão os contatos:

♣ Vendas:
Arthur (Arth) - 95794-2179
Ewerton (Ton) - 94987-3641

Stephanie (Tefh) - 98107-4169 (TIM)

Thiago (Thigas) - 9-5351-1933 (TIM)

Diego (Digas) - 95351-2010 (TIM)
Rafa Ribeiro - 98507-8411 (TIM)
Rafael Moura - 95287-4154

Kalvin Barboza - 95280-0926 (TIM)

Lee Oliveira - Inbox



Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com nossa equipe inbox.



***Obrigatória a apresentação de documento original com foto, RG, CNH que comprovem a maioridade para entrada na festa.


Chamem seus melhores amigos para curtir essa festá 

épica com você!



FIQUEM LIGADOS EM NOSSO BLOG

E PÁGINA DO FACEBOOK, POIS HAVERÁ 

SORTEIO PARA ENTRADAS VIP!

Só vem!!!



Sigam a página da Elite Party aqui!